

_edited.png)

O Neoscópio - Laboratório de Neologismos é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. Por aqui, a gente pretende disponibilizar um banco de dados com o registro das novas palavras que têm sido criadas pelos falantes do português brasileiro, principalmente na comunicação digital.
A criação de palavras novas – os neologismos – sempre esteve presente nas línguas, mas, em nosso momento atual, a presença dos falantes no mundo em rede tornou esse fenômeno ainda mais intenso. Por isso, o ambiente digital é ótimo para observarmos como a comunicação se renova – e, com ela, a sociedade e a cultura.
O fenômeno da neologia inclui termos como desbancarização, covidiota e vaza-jato, que são formados pela junção de elementos da língua, de partes de palavras ou duas palavras. Inclui, também, termos já antigos que ganharam novos significados, como cancelamento. Além desses, podem ser neologismos termos emprestados de outras línguas, como lockdown e cringe.
Ao compartilhar essas novas palavras em forma de banco de dados, o Neoscópio pretende revelar a inevitável interferência da cultura nas formas linguísticas, contribuir para a descoberta e classificação de novos termos neológicos e incentivar a comunidade leiga a se interessar pelo tema. Além disso, os dados divulgados poderão servir de base para novos estudos linguísticos e culturais.
Bem-vindos ao nosso universo neológico!