Vamos falar sobre truncamento ?
Na frase “E aí, vai na aula de morfo hoje?” Por que não falamos “morfologia”? E na sentença “Estou com dificuldades na fala, irei agendar uma consulta com a fono”, usamos “fono” em vez fonoaudióloga? Será que temos preguiça de falar a palavra inteira ou só usamos essas variações porque é mais “descolado”?
Todos sabemos que a língua é viva, e com o passar do tempo, nós, falantes vamos nos adaptando e ‘brincando’ com as palavras. No campo da morfologia (morfo=forma, logia=estudo) damos a esse processo o nome de truncamento. Eu sei que esse nome é esqusito, mas prometo que sua cabeça não vai explodir! Vamos entender melhor?
Vejamos o significado disso em um dicionário digital beeem didático:
AFINAL, O QUE É?
Como vimos no dicionário, o termo truncamento vem do verbo “truncar” que significa, basicamente, “separar da raiz”, “cortar”. Nos ambientes virtuais é bem comum a troca de uma palavra por sua versão reduzida, e o sentido dela continua exatamente o mesmo!
Vejamos um exemplo prático: o time Flamengo já é conhecido como Fla entre os torcedores cariocas, sobretudo em dias de clássico com seu favorito rival de estado o Flu (ou fluzão, que vem de “Fluminense”)
MAS POR QUE “TRUNCAMOS?”
Como já mencionamos lá em cima, a língua é viva e palavras vêm e vão. Nesse contexto, de tempos em tempos temos o surgimento de neologismos:
Aqui uma definição do que o próprio neoscópio nos diz.
Por formar novas palavras, o truncamento é um neologismo!
Existem vários modos de truncar. As classificações parecem cabeludas, mas vamos simplificar pra você não terminar essa leitura sem aprender esse processo massa! Vamos lá 😉
TRUNCAMENTO MORFÊMICO
O “corte” da palavra é feito exatamente no morfema (menor unidade provida de sentido em de uma palavra). Veja abaixo como o morfema “bi” funciona em diferentes contextos:
Temos duas palavras diferentes: bissexual e bicampeão. Quando fazemos a divisão morfêmica, fica assim:
bi-ssexual
bi-campeão
Nesse caso, o contexto vai ditar esse entendimento. Quando falamos: “você é bi” com alguém, muito provavelmente esse alguém vai entender perfeitamente que “bi” significa “bissexual”, não sendo necessário eu falar a palavra inteira. Da mesma forma, vai ser completamente natural eu entender que um time de futebol é bicampeão se um comentarista esportivo só usar “bi” para se referir a um time que ganhou determinada
competição por duas vezes seguidas, certo?
Em agronegócio também:
TRUNCAMENTO NÃO MORFÊMICO
Nesse caso, como o próprio nome indica, o corte é feito desconsiderando a divisão morfêmica (radical da palavra). Espia só o exemplo que preparamos com a palavra preju, que vem de prejuízo.
Quando truncamos “prejuízo” em preju a gente não corta a palavra exatamente no radical (prejuízo-). Fazemos isso porque preju soa muito melhor do que prejuízo quando falamos, né?
TRUNCAMENTO MISTO
É o mais comum de todos! Nesse caso, além da palavra ser truncada, adicionamos a ela vogais A, E e I.
antifacista> antifa – vogal temática ‘A’ adicionada a antif-
professor> profe – vogal temática ‘E’ adicionada a profe-
cerveja>cerva - vogal temática A adicionada a cerva
Alunos :
Ester Rissi
Maria Eduarda Valério
Yves R. Freitas